Aécio quer melhorar o SUS com a construção de clínicas particulares



Por Pedro Muxfeldt

Construir 10 mil clínicas particulares. Essa é a proposta de Aécio Neves para resolver um dos gargalos do sistema público de saúde. O projeto - apresentado no site do tucano - tem como objetivo solucionar a falta de especialistas em unidades básicas de saúde e no programa de Saúde da Família.

A ideia é a cara do modo PSDB de pensar o Brasil. Em vez de fortalecer o atendimento nos postos de saúde, Aécio pretende financiar a abertura de 10 mil consultórios para médicos recém-formados, que "pagariam" a benesse atendendo parcela de seus pacientes via SUS.

Além do escárnio com os profissionais que pelejam no serviço público, a proposta do candidato tem inúmeras pontas soltas.

A principal diz respeito ao engajamento de nossos profissionais no programa. O Mais Médicos teve adesão baixíssima de médicos brasileiros, que se recusaram a atender nas áreas mais carentes do país. Como será que Aécio pretende mudar, em apenas dois anos, a mentalidade da classe e levá-la a instalar suas bases nas periferias e rincões do país, alvos prioritários de seu projeto?

O candidato também não explica se os médicos que ganharão as clínicas de presente terão obrigatoriamente que fazer residência antes de atender, quanto será investido na construção dos consultórios e se os locais serão equipados pelo Estado.

Conhecendo o histórico de Aécio e do PSDB, a proposta tresloucada faz todo sentido e é a expressão da aliança do candidato com a parcela da classe médica que se opôs ao Mais Médicos e vaiou a chegada de profissionais cubanos em Fortaleza em detrimento dos milhares de homens e mulheres que batalham todos os dias pela melhora do atendimento de saúde aos brasileiros que mais necessitam.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário