O dize-me com quem andas da campanha de Aécio Neves

Os intelectuais com Aécio (Montagem: Brasil247)

Por Pedro Muxfeldt


A candidatura de Aécio Neves lançou site em que apresenta lista com mais de 150 nomes de intelectuais que apoiam o senador. A análise da lista, por si só, já mostra o porquê da derrocada do tucano nas pesquisas de intenção de voto.


A lista de apoiadores de Aécio é um apanhado das equipes ministeriais pré-Lula, especialmente no governo de Fernando Henrique Cardoso, vitaminado pelo secretariado de São Paulo, comandado há 20 anos pelo PSDB, e membros da equipe de Aécio nos tempos de governador de Minas Gerais.

Estão lá nomes de triste lembrança para o país como Pedro Malan, Gustavo Franco, Elena Landau, Armínio Fraga, Clóvis Carvalho e companhia limitada.

Mais do que isso, a lista ajuda a esquadrinhar o jogo de cartas marcadas da direita nacional onde a gente roda, roda e reencontra os mesmos nomes em diferentes lugares.

Por exemplo: ministro de Collor e FHC, Celso Lafer atualmente é presidente do conselho do Centro Ruth Cardoso e conselheiro do Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Outro: Armínio Fraga, presidente do Banco Central com FH e já apontado como ministro da Fazenda num improvável governo Aécio, integra a Câmara de Mantenedores do Instituto Millenium.

O Millenium, para quem não sabe, é a ponta de lança do liberalismo no país. Mantido pelo Grupo Abril e pela Gerdau, o Imil também conta com João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, na sua lista de doadores. Além de Armínio, no time de especialistas do instituto figuram outros 15 signatários da carta de apoio a Aécio.

Por falar em Abril, o braço de educação da empresa dona da Veja esclarece a relação visceral da mídia com o tucanato. Três dos sete membros do conselho de administração do Abril Educação apoiam Aécio, que tem o ex-editor da Veja, Octávio Cabral, coordenando a comunicação de sua campanha.

Para completar, a lista do tucano ainda tem Roberto Damatta, David Zylbersztajn (ex-genro de FH e presidente da ANP), Roger Agnelli (ex-Vale) e Henri Reichstul (presidente da Petrobrás quando do afudamento da plataforma P-36). Mais do que nunca, no grupo de Aécio vale o dize-me com quem andas e te direi quem és.

Só esqueceram de alertá-lo que o povo brasileiro defenestrou essa galera do Planalto há 12 anos para nunca mais.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário