PSDB mineiro usa até Nerso da Capitinga para mentir sobre Pimentel

Humorista tem participado de inserções do candidato tucano
Por Pedro Muxfeldt

Aécio Neves - e nisso Marina Silva é igual a ele - gosta de enxergar orquestração do PT em todas as críticas e acusações que sofre na internet. O tucano deveria olhar mais para a campanha do seu partido em Minas Gerais antes de falar alguma coisa.

Muito próximo de perder o governo do estado para Fernando Pimentel, do PT, ainda no primeiro turno, o situacionista Pimenta da Veiga, mais do que elevar o tom contra o adversário, abusou de mentiras em seus programas eleitorais para tentar virar uma disputa praticamente definida.

O bombardeio começou há duas semanas quando a propaganda do tucano sugeriu que Pimentel havia fraudado licitações e desviado dinheiro público durante seus dois mandatos como prefeito de Belo Horizonte. O caso rendeu um minuto de direito de resposta ao petista no programa de Pimenta da Veiga.

A segunda foi a cara dos tucanos e de todos aqueles que, em 2014, ainda tremem nas bases ao ouvir falar de Cuba: a construção do Porto de Mariel. Segundo a campanha do PSDB, Pimentel, enquanto era ministro do Desenvolvimento de Dilma, foi o responsável pela assinatura do contrato. Acontece que o candidato assumiu a pasta em 2011 e o acordo de cooperação foi fechado em 2009, quando o ministro era Miguel Jorge.

Para fechar, o PSDB também acusou Dilma e Pimentel de terem deixado a Fiat desistir do projeto de instalar uma fábrica em Minas para abri-la em Pernambuco. Nesse caso, a mentira foi tão deslavada que a própria montadora veio a público negar o caso. Disse um executivo da empresa: "A gente lamenta estar sendo usado no meio desse tiroteio eleitoral".

O detalhe mais curioso, porém, fica para o final. Todas as mentiras foram contadas por Nerso da Capitinga. Isso mesmo, o humorista Pedro Bismarck, interpretando seu personagem, tem sido o grande cabo eleitoral de Pimenta da Veiga nessa campanha. Em suas aparições, ele fala do mensalão, chama José Dirceu de Coliseu e Genoíno de girino, entre outras besteiras.

Esse é o modo PSDB de fazer campanha, usando de mentiras e, no caso de Minas, da complacência dos principais jornais, para tentar salvar seus candidatos, os quais, até agora, só fizeram água.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário