PT precisa mostrar os dentes em direito de resposta à Veja

Lula foi acusado pela Veja, que terá que abrir espaço para resposta do PT


Por Pedro Muxfeldt

O TSE decidiu ontem, por unanimidade, condenou a Veja a conceder direito de resposta ao PT pela matéria veiculada na última edição em que a revista, sem provas, no seu melhor estilo, insinuou que o partido teria sido extorquido pelo ex-sócio da corretora Bônus Bansval, Emivaldo Quadrado, para que o nome de lideranças como Lula e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, não constasse na lista de delatados por Paulo Roberto Costa. O valor pago teria sido de R$ 6 milhões.

A decisão é histórica não apenas pela punição à Veja, que pratica o que há de pior em matéria de jornalismo no país, mas por se vislumbrar uma ação do PT contra o massacre que sofre dos órgãos da grande imprensa. Nos últimos 12 anos, o partido apanhou calado, foi tímido em discutir a regulação da mídia e ainda despeja rios de dinheiro como propaganda sobre seus agressores.

Agora, o partido terá uma página inteira - na edição desta semana ou na próxima - para rebater as acusações infundadas que sofreu, mas precisa ir além. Tem que usar o espaço para defender a democratização dos meios de comunicação, apontar outros absurdos cometidos pela revista e mostrar a campanha sistemática da mídia hegemônica contra ações do governo, muitas delas de reconhecido benefício à população.

Já está mais do que na hora do PT mostrar os dentes porque, como me disse um amigo certa vez, o partido nos deve uma Lei de Meios consistente, nos moldes das aprovadas em outros países sul-americanos. E não só para barrar ataques ao governo, mas para termos uma comunicação mais plural em nosso país, garantindo espaço a movimentos sociais e à discussão dos desafios do Brasil.

Para fazer da oportunidade que se abre um momento histórico, vai daqui um conselho para quem for escrever a resposta petista. Aprenda com Brizola!

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário