Do Nano ao Tera: Um J.A.R.V.I.S. para chamar de seu

Por Víctor Luiz Silva

Que tal se sentir o Homem de Ferro, o personagem dos quadrinhos da Marvel levado ao cinema pelo ator Robert Downey Jr? Já é possível se sentir como um membro da família de Tony Stark e ter seus problemas solucionados através de comandos de voz.


Os assistentes pessoais chegaram ao mercado como gadgets dos smartphones e já estão se tornando aparelhos independentes. Veja algumas das novidades.

Siri

Em abril de 2010, a Apple adquiriu o software capaz de responder a perguntas, fazer recomendações e até mesmo executar algumas ações. No ano seguinte, incluiu o gadget no iOS do iPhone 4S. A cada atualização do sistema operacional, novos idiomas foram acrescentados e funcionalidades foram aprimoradas.

Infelizmente, os brasileiros amantes da Maçã ainda não podem obter soluções em sua língua nativa. O iOS 8 já conta com a possibilidade de ditado em português, mas todos os recursos da Siri só estão disponíveis quando conectado à rede de dados. A empresa está em busca de um ‘Engenheiro de Linguagens’ para que a nossa língua esteja nas próximas atualizações.

Google Now

O Android Jelly Bean (4.1) trouxe a funcionalidade do Google Search capaz de identificar os dados do usuário e responder aos seus questionamentos utilizando uma interface de linguagem bem natural. Mesmo sem conexão à Internet, você pode efetuar uma ligação ou ativar alguns aplicativos do seu smartphone que não necessitem de acesso à rede.

Português do Brasil está entre as línguas identificadas e o assistente dispensa o uso das mãos, podendo ser acessado diretamente através da frase ‘OK, Google Now’, reconhecendo o usuário pelo nome.

Cortana

A personagem da série ‘Halo’ chegou ao Windows Phone com a voz de Jen Taylor, dubladora de Cortana nas telas. Lançada esse ano, é considerada como um dos elementos-chave para a grande reforma da Microsoft e estará disponíveis aos usuários da versão 8.1 do sistema operacional até o início de 2015.

Ainda sem muitos detalhes, está programado para que o app entenda comandos em português e seja bem similar ao concorrente do Android, com captura de informações pessoais e dispensando acesso à Internet.

Amazon Echo

Além dos smartphones, a Amazon acaba de lançar o Amazon Echo. Ideal para residências, o assistente utiliza recursos da Amazon Web Services para busca e segue a linha da rotina de aprendizado, guardando os dados do usuário. Algumas funcionalidades podem ser definidas através do app para tablets e smartphones.

Assim como o Google Play, não é preciso usar as mãos para iniciar uma atividade, mas o acesso à rede é indispensável – principalmente para se conectar com o aplicativo. O inconveniente é a padronização do nome. ‘Alexa’ ou ‘Amazon’ são as formas de reconhecimento do aparelho para receber os comandos do usuário.

O melhor JARVIS para os brasileiros é o Google Now. Fala português, não precisa de Internet e está no Android. Na terra do Tio Sam, Alexa pode ser o nome mais falado do próximo ano. Até onde os humanos poderão ir para ter seu momento Homem de Ferro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário