Ei, reaça, o venezuelano aqui é você!

Oposição nacional age igual aos neoliberais venezuelanos

Por Pedro Muxfeldt

Em meio aos xingamentos contra nordestinos e ameaças (ou seriam promessas?) de deixar o país, os eleitores mais exaltados e reacionários de Aécio prenunciam para o país sob o comando de Dilma a instauração de uma ditadura aos moldes da Venezuela. O termo por si só já é patético tendo em vista que Caracas vive regime democrático como o nosso.

Porém, o cenário se torna ainda mais ridículo - a palavra é essa -, pois um mínimo estudo sobre o período chavista mostra claramente que o modelo de governo é totalmente diferente do brasileiro. Mais: a partir dos acontecimentos recentes, quem emprega métodos 'bolivarianos' de ação política são os opositores do governo federal.

Tanto lá quanto aqui, o modus operandi da direita foi idêntico. Primeiro, lançam candidato um nome jovem, com experiência no Executivo e que prega mudanças escondendo as ações pregressas do seu grupo político.

Derrotados nas urnas por pequena margem, solicitam recontagem dos votos (o PSDB entrou com pedido ontem) em clara demonstração de não aceitação do resultado enquanto, por debaixo dos panos, atiçam sua militância a fim de tentar deflagrar processo de impeachment.

E o mais impressionante. São esses os defensores das liberdades e da democracia, que enxergam em governos responsáveis por avanços sociais estrondosos em pouquíssimo tempo - saímos do mapa da fome em 12 anos, a Venezuela acabou com o analfabetismo em sete - intenções ditatoriais.

Depois de se fazer de vítima de ataques durante a campanha, a oposição apela para táticas sórdidas de desestabilização do governo aliando o mau caratismo de lideranças como Carlos Sampaio e Aloysio Nunes Ferreira com a desinformação de militantes e eleitores que têm medo infundado de que nos tornemos uma Venezuela, seja lá o que isso signifique. Abre o olho, meu caro reacionário, quem faz papel de venezuelano aqui é você!

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário