Falta d'água em São Paulo (ou a vitória da mídia sobre os paulistas)

Sistema Cantareira seca a cada dia e já está com 3,5% da capacidade

Por Pedro Muxfeldt

É estarrecedor o quadro apresentado por pesquisa Datafolha sobre a falta d'água em São Paulo divulgada hoje. 60% dos paulistanos ficaram sem água por ao menos um dia no último mês. Três quartos destes por mais de seis horas e 40% durante o dia.

Contudo, não são esses os dados mais absurdos. De acordo com o levantamento, o reeleito Geraldo Alckmin teria 50% dos votos válidos se as eleições fossem hoje, queda significativa em relação aos 57% apurados no dia 5. E mais: apenas 12 dias depois do pleito, 15% dos seus eleitores se dizem arrependidos de o terem escolhido para o cargo.

É a prova irrefutável de que os tucanos venceram as eleições com o apoio maciço da mídia, que prestou desserviço à população de São Paulo de maneira deliberada para eleger Alckmin.

Foram meses e meses escondendo a gravidade do problema de falta d'água e, na linha do governo estadual, culpando a forte seca pelo risco - cada vez mais real - de desabastecimento em toda a cidade. Passada a eleição e com mais quatro anos de PSDB garantido, o tema ganhou as manchetes.

E a cara de pau da Folha de São Paulo via seu instituto de pesquisa conseguiu introduzir uma pergunta inacreditável no questionário. Para 77% dos paulistas, o governo estadual tem divulgado somente as informações que interessam a ele.

Acontece que quase ninguém busca os órgãos oficiais para se informar sobre esses e outros problemas. Na verdade, o que os entrevistados, ainda que alguns de maneira inconsciente, estão dizendo é que a cobertura midiática a respeito da falta d'água vem lhes sonegando dados a respeito do gravíssimo problema.

Em São Paulo, a mídia venceu, deixando os paulistas à beira da catástrofe. Resta agora torcer por fortes chuvas na região e pela ação imediata de Alckmin para conter um quadro de maior risco à população. Plutocrata que é deve se mexer depois de 32% da elite relatar  ter ficado com as torneiras vazias em seus apartamentos.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário