Mais uma coluna estreia no Trocando Ideia: Do Nano ao Tera

Tecnologia e inovação na nova coluna do Trocando Ideia

O Trocando Ideia ganha mais um colunista a partir de hoje. Todos os sábados, Víctor Silva assume o espaço com o melhor da tecnologia e inovação. Abaixo, o cartão de visitas 'histórico' da coluna 'Do Nano ao Tera'.

Os Três Reis Magos: passado, presente e futuro

Por Víctor Silva

1975, portões abertos à diversão adolescente. 1976, trabalho, dedicação, inovação, empreendedorismo. 1998, páginas do futuro. Gates, Jobs, Page.

Genialidade intangíveis, além da ciência. A Guerra Tecnológica começou há quase quarenta anos, no Vale do Silício. Pouco depois da metade do percurso, a disputa ficaria ainda mais acirrada.

Fundada no Novo México, a Microsoft de Bill Gates apresenta-se como a mais conservadora do mercado atual. Assiste, de longe, suas duas maiores concorrentes brigando pela ideia mais original do momento, porém sem jamais deixar seu posto de pioneira. 

Um ano depois, Cupertino viu Steve Jobs e seu xará Wozniak darem origem à maçã mais popular do planeta. A competição até então dava-se apenas pelo computador mais inteligente.

A Califórnia teria outro triunfo antes da chegada do século XXI. Larry Page quis “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil” – missão da Google.

Ao lado de Sergey Brin, a ideia de um sistema para analisar relações entre sites foi dando certo e hoje é a melhor empresa para se trabalhar no mundo, segundo a Great Place to Work.

O fato é que, décadas depois, o mercado segue completamente aquecido e tratando-se destes três, a guerra tende ao infinito.

O que parecia impossível hoje é realidade. Discípulos de Einstein acreditaram que a imaginação é mais importante que o conhecimento e criatividade é a maior indubitabilidade.

Tudo isso é história. O futuro? Novidades, curiosidades e tudo mais que as marcas dos três Reis Magos permitirem.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário