Do Nano ao Tera: o novo marketing 'parece, mas não é'

Pedido de casamento ficou com cara de propaganda

Por Víctor Luiz Silva


Coração de iPhones, primeiro beijo, um adorável cãozinho, o atacante Fred e um avião pousando sobre um carro. Vídeos que emocionaram, fizeram rir e viralizaram. Entre eles, uma semelhança. Tudo não passou de estratégias de marketing bem executadas e que pegaram muita gente no mundo inteiro. É o marketing 'parece, mas não é'. Confira alguns exemplos.

O pedido de casamento frustrado

No último dia 11 comemorou-se o Dia dos Solteiros na China. Um programador de computadores gastou mais de R$ 200 mil na compra de 99 iPhones 6 para pedir sua namorada em casamento na cidade de Guangzhou. A resposta? N-Ã-O.


A data também é conhecida como dia de grandes promoções no maior mercado consumidor do mundo e a coincidência levantou suspeitas sobre uma jogada de marketing estratégica. O aparelho recém-lançado pode não ser fruto das maiores inovações da Apple, mas a propaganda pode ter funcionado não só do outro lado do mundo.

O primeiro beijo e a loja de roupas




Em março, o vídeo ‘First Kiss’ foi além do YouTube por mostrar estranhos se beijando. Chegou a quase 10 milhões de visualizações em menos de um dia no ar e hoje se aproxima da marca de 100 milhões. O viral era uma propaganda e seus participantes eram modelos contratados para divulgação das novas roupas da marca Wren.

Funcionários caninos da KLM




O serviço de achados e perdidos da companhia aérea holandesa KLM não seria mais o mesmo. Para ilustrar que a empresa inova no atendimento aos seus passageiros, um cão da raça beagle chamado Sherlock foi anunciado como novo funcionário no vídeo de campanha da marca que rodou há pouco mais de um mês.


A jogada desta vez encantou todos que passavam pelo saguão do aeroporto. De início, acreditava-se na possibilidade da empresa ter cães como funcionários. A KLM explicou que o vídeo era simples propaganda e aproveitou para anunciar que os serviços de entrega de objetos perdidos estão disponíveis apenas no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.

A mudança do craque do Fluminense


Há quase um ano, o atacante Fred, do Fluminense, publicou em suas redes sociais a seguinte mensagem: “Lu, obrigado por hoje! Tô feliz que encontramos o apartamento.”

O post provocou inúmeros comentários questionando quem seria a nova namorada do craque, onde seria o novo apartamento e se o jogador não estaria deixando o clube carioca.

Mais tarde, o jogador revelou o segredo. Tratava-se de uma promoção com a empresa de varejo Magazine Luiza que daria um prédio inteiro para o vencedor. A cada R$ 100,00 em compras em uma loja da rede, o cliente concorria ao prêmio.

O resgate fake da Nissan


Aparentemente, uma notícia veiculada na TV norte-americana sobre um funcionário de aeroporto que evitou acidente com um avião com problemas no trem de pouso colocando um carro para absorver o impacto da aeronave na pista.

Outra jogada de marketing. Dessa vez, a responsável foi a Nissan que usou efeitos especiais para simular o resgate inusitado e promover o lançamento de uma das pick ups da montadora.

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