Eleições nos Estados: PT perto de vitória inédita em Minas Gerais

Ex-prefeito de BH, Pimentel será primeiro petista a governar Minas
Por Pedro Muxfeldt

A eleição em Minas Gerais, tema do quinto capítulo da série Eleições nos Estados do Trocando Ideia, está muito perto de trazer um fato inédito. Com Fernando Pimentel, o PT caminha para governar o estado pela primeira vez em sua história.

Em entrevista, o cientista político Carlos Ranulfo, da UFMG, analisa o cenário, critica a escolha do PSDB para a disputa ao governo e também comenta a iminente derrota de Aécio Neves no estado que governou para a presidenta Dilma Rousseff. Confira a entrevista na íntegra.

Fernando Pimentel (PT) deve vencer no primeiro turno e dar o governo de Minas ao PT pela primeira vez na história. Ainda pode haver uma virada?

O candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, foi muito mal escolhido. Desde que perdeu as eleições em 1990, ele deixou Minas Gerais e foi morar em Goiás e a campanha de Pimentel soube usar isso muito bem. Acho a virada praticamente impossível porque o tucano não tem mais nada para apresentar, fez campanha muito dura contra Pimentel e mesmo assim estagnou nas pesquisas há três semanas.

A situação tem ampla maioria na Assembleia Legislativa. Você acredita que o governo Pimentel vai obter maioria ou terá que governar com um Legislativo de oposição?

Isso vai depender muito de quantos deputados estaduais o PT conseguirá eleger. Ainda assim, o governo deve fazer alianças e conseguir ter maioria na ALMG, mas será uma maioria bem mais apertada do que a que possui o governo do PSDB, que controla o Legislativo em Minas.

Ex-governador de Minas, Aécio Neves deve perder no estado para Dilma Rousseff. Por que o tucano não consegue vencer no seu reduto eleitoral?

Diferente do que diz em sua propaganda, o governo de Aécio não é assim tão bem avaliado pelos mineiros. Além disso, deve-se levar em conta o fraco desempenho do seu candidato, que não consegue puxar votos para a legenda nas presidenciais.

Quando fala de Minas, Aécio costuma lembrar que o estado não é homogêneo devido aos baixos indicadores sociais do Norte e Nordeste mineiros. É nessas áreas, contudo, onde a presidenta Dilma tem maior vantagem sobre ele. O que acontece?

O Vale do Jequitinhonha e demais regiões é de fato muito pobre e sua população costuma votar de maneira similar ao Nordeste, dando vitória folgada ao PT. Mais do que isso, os governos do PSDB não têm programas sociais de vulto que possam lhe garantir votos nessas áreas, que recebem muito atendimento de iniciativas federais. A única ação importante de Aécio no Norte e Nordeste mineiros foi o asfaltamento de estradas.

Você acredita que o caso do aeroporto construído por Aécio em terras de sua família na cidade de Cláudio contribuiu para o desempenho ruim de Pimenta e do próprio Aécio em Minas Gerais?

Na corrida ao governo, não. O caso teve pouca repercussão e não foi muito explorado pela campanha de Pimentel. Em nível nacional, talvez tenha tirado votos de Aécio, mas isso também não justifica a derrota do ex-governador no estado.

Se vai mal na disputa para governador e presidente, o PSDB deve eleger Antonio Anastasia para o Senado. Por que o ex-governador consegue ir bem nas pesquisas?

Acontece que o embate para o Senado é entre um ex-governador e um ilustre desconhecido que é Josué Alencar (PMDB), filho do ex-vice-presidente José Alencar. Ele até cresceu nas últimas pesquisas, mas não deve ameaçar Anastasia, até porque é um caminho natural no nosso país os ex-governadores partirem para o Senado depois do mandato. Só em Minas Gerais, aconteceu com Itamar e o próprio Aécio.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário