Ibope infla Aécio e toma 4 milhões de eleitores de Dilma

Aécio teria 'roubado' 4,2 milhões de votos de Dilma


Por Pedro Muxfeldt

A grande notícia da pesquisa Ibope divulgada hoje foi a subida de quatro pontos percentuais das intenções de voto de Aécio Neves, interrompendo sua queda brusca e passando de 15 para 19%.

O crescimento do tucano, porém, é bastante duvidoso. Com a soma de brancos, nulos e indecisos mantida em 13%, o senador mineiro aumentou seu eleitorado retirando votos de Marina e, principalmente, Dilma, que caiu três pontos (de 39 para 36%).

A conta não fecha. Em números gerais, 4,2 milhões de brasileiros deixaram de apoiar a petista para cerrar fileiras ao lado de Aécio em apenas uma semana. O resultado deveria ser comemorado de maneira efusiva pelos tucanos se fosse verossímil.

Todos os outros indicadores apresentados pelo Ibope vão contra a ascensão de Aécio em cima dos eleitores da presidenta. Sua avaliação de governo manteve-se igual em relação à última semana. Já a rejeição a Dilma caiu 10 pontos percentuais (42 para 32%).

Além disso, o tucano foi ultrapassado pela adversária em Minas Gerais, seu reduto eleitoral, e apresenta, em outros dados divulgados hoje pelo Ibope, índices na casa dos 5% no Rio Grande Norte e Pernambuco.

Na verdade, mais do que o início de uma arrancada do mineiro, a pesquisa tem cheiro de um jeitinho para manter a campanha tucana respirando por aparelhos enquanto aguarda pela derrocada final em 5 de outubro.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário