Merval e propaganda de Aécio confirmam jeitinho do Ibope

Objetivo do PSDB é tirar votos de Marina, mas Ibope derrubou Dilma


Por Pedro Muxfeldt

Na terça-feira, falei aqui do estranhamento que causou a pesquisa Ibope para presidente que apontava crescimento das intenções de voto de Aécio Neves calcado majoritariamente na perda de votos da presidenta Dilma. É evidente que faltando menos de 20 dias seria espantoso a migração de eleitores entre as campanhas que há 12 anos têm se colocado em campos opostos do espectro político.

E eis que a edição de hoje do Globo - sempre ele - confirma a tese. Em propaganda veiculada na página 3 do jornal, a campanha do tucano comemora a subida na sondagem do Ibope e anuncia ser "a força capaz de derrotar o PT". Ora, só agora que 4,2 milhões de eleitores de Dilma perceberam que seu objetivo na campanha é derrotar o partido da situação e passaram a apostar em Aécio. Como disse, cheira a jeitinho do instituto para forçar o segundo turno e manter o senador vivo na disputa.

Uma página depois, Merval Pereira, cabo eleitoral de primeira hora do ex-governador mineiro, vai além e festeja a volta de Aécio para o jogo. Na sequência, o colunista afirma que a coordenação de campanha do PSDB vai manter ataques à Marina Silva para seguir cortando a diferença entre os dois, que hoje está em 11%, e que o objetivo é denunciar "a proximidade de Marina com o PT". Mais uma vez: Aécio, o anti-PT, ganhou votos do eleitorado petista na última semana. Não faz sentido.

Na verdade, o neto de Tancredo cresceu em cima de Marina Silva. Os números do tracking do DataCaf, divulgados no Conversa Afiada, ilustram um cenário mais próximo do real. Dilma mantém-se com 37%, Marina baixou a 26% e Aécio tem 15%. Ou seja, a distância entre os adversários da presidenta caiu para os mesmos 11% apontados pelo Ibope, mas a partir de queda da candidata do PSB e a campanha petista busca mais uns 3 pontos percentuais, dificílimos, para faturar a eleição no primeiro turno. É isso que o Ibope, Merval e os aecistas dão um jeito de não mostrar.

Acompanhe o Trocando Ideia também no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário